This is your new blog post. Click here and start typing, or drag in elements from the top bar.
Picture

O Óleo de Linhaça  é um notável antioxidante e imunoestimulante, previne doenças degenerativas, cardiovasculares e apresenta excelentes resultados no tratamento da tensão pré-menstrual e menopausa e na redução dos riscos de câncer de mama, próstata e pulmão. O óleo de Linhaça contém Lignana, uma substância responsável pelo restabelecimento do Hormônio Sexual, estrogênio que cai bruscamente na menopausa.
A Lignana é também precursora dos Hormônios Enterodiol e Enterolactona.
Para quem não gosta do óleo de peixe como fonte de Ômega 3 , o Óleo de Linhaça é uma ótima opção, e é de origem vegetal.
Apresenta os ácidos graxos essenciais (55% de Ômega 3 , 14,5% de Ômega 6 e 18,6% de Ômega 9).. A “Ratio” ideal entre Ômega 3 e Ômega 6 é de aproximadamente 1:4, neste óleo encontramos a relação de 1:3, muito próxima da ideal.
A presença balanceada dos ácidos graxos Ômega 3 / Ômega 6 facilita a produção das prostaglandinas que são corpos biologicamente muito ativos e importantes. Presentes em todas as células e construídas por elas a partir dos ácidos graxos mono e poliinsaturados, participam do processo de manutenção do equilíbrio hormonal.
Na industria cosmética e farmácias de manipulação, o óleo de Linhaça tem sido utilizado para tratamento de Eczema , Acne e Dermatite Atópica. Tem excelente poder cicatrizante.
Recomenda-se o consumo máximo de 2 a 3g/dia
( 1 colher de sobremesa).1g eqüivale a 9cal.
Devido ao alto teor de Ácido Graxos poliinsaturados o óleo de Linhaça deve ser armazenado após aberto em refrigerador.
Este produto pode ser utilizado por adultos e crianças, em moderadas doses diárias.

COMPOSIÇÃO MÉDIA DOS ÁCIDOS GRAXOS ESSENCIAIS EM 100 ML
Ácidos Graxos Poliinsaturados:
Ácido Alfa Linolênico (ÔMEGA 3)....55.4%
Ácido Linoléico (ÔMEGA 6) ....14.5%
Ácido Gama Linolênico....0.2%
Ácidos Graxos Monoinsaturados:
Ácido Oléico (ÔMEGA 9) ....18.6%
Ácido Palmitoléico (ÔMEGA 7)
Ácidos Graxos Saturados:
Ácido Palmítico ....6.1%
Ácido Esteárico....4.9%;
Vitamina E...0.1%

O que a Linhaça tem?
Não faça confusão com óleo de linhaça comestível extraído à frio e os óleos destinados à pintura que que são tóxicos.
Na América do Norte e nos países europeus, seu uso é tão difundido que se acha facilmente óleo de linhaça encapsulado ou sua versão engarrafada para regar a comida. Lá fora, já se espalharam os benefícios de seus componentes - uma molécula de nome esquisito, a lignana, e ácidos graxos da famosa família ômega.
Há desenhos da linhaça em tumbas egípcias datadas de antes de Cristo - e, por falar nele, dizem que sua túnica também era feita de linho. Na Idade Média, o vegetal chegou a ser uma espécie de amuleto contra a feitiçaria. Hoje, suas sementes perderam a velha fama de afastar a bruxas. Em compensação, ganham prestígio entre os médicos por serem capazes de mandar para longe uma série de doenças.
“O ácido linolênico presente em suas sementes pode regularizar os níveis de colesterol, ajuda a controlar o açúcar do sangue, diminui inflamações e promove a renovação celular”, observa Regina Mestre, especialista em Medicina Ortomolecular do Rio de Janeiro. “Além disso, elas são um dos alimentos mais ricos em ômega 3 existentes na natureza” , diz ela.
De fato, cerca de 60% do óleo da linhaça é composto de ômega 3 o ácido graxo que evita obstruções nas artérias, contra 30% do óleo salmão, por exemplo. Na opinião da professora Jocelem Salgado, da Universidade de São Paulo em Piracicaba, interior do Estado, diz que: seus ácidos graxos são antioxidantes, isto é, barram as moléculas radicais livres por trás de várias doenças. E ainda há evidências de que reforçam as defesas do corpo. Por fim , o ácido linolênico é empregado na construção de moléculas de hemoglobina, que carregam o oxigênio pelo sangue. Isso é conhecido dos médicos desde a década de 1950.
Cientistas da Universidade Monash, na Austrália, provaram que complementar a dieta com a farinha da linhaça evita os sintomas da menopausa, tumores de mama e de ovário. “Todas as células femininas têm receptores para o hormônio sexual estrogênio” , explica Regina Mestre. “Essa substância cai bruscamente na menopausa e as células se ressentem, deixando de funcionar direito.” A lignana das sementes da linhaça, no entanto, restabelecEm o equilíbrio, ao se encaixar nos receptores do hormônio. “Receito 1 colher de sopa por dia de óleo de linhaça para as minhas pacientes” , conta Regina.
Outra fã ardorosa é a nutricionista Ana Celi de Souza, professora da Faculdade Estácio de Sá, no Rio de Janeiro: “A linhaça faz parte do meu cardápio”, diz.
Segundo Lelington Franco, professor de Fitologia da Universidade Hélio Alonso, no Rio de Janeiro, as sementes também ajudam a limpar o aparelho digestivo. “Com elas, o corpo libera toxinas e gorduras” , diz. Salpicar saladas com as sementes interias resolve ainda a prisão de ventre. Mas, para que os outros componentes benéficos sejam liberados, é preciso moer as sementes e usar 1 ou 2 colheres de sopa da farinha na sua receita predileta de pão ou de bolo.

O Óleo de Linhaça e o Auxilio nos Problemas Psicológicos da Mulher.
TPM - Menstruação Dolorosa - Depressão E Psicose - Pós Parto - Anorexia E Bulimia.
Tradicionalmente, as mulheres escutam que problemas como síndrome pré - menstrual e a menstruação dolorosa são “coisas de cabeça” ou apenas parte da natureza feminina. Poderíamos esperar que, hoje, essas idéias estariam ultrapassadas; mas como Lois Halstead, Ph. D., R.N., mostrou em 1992 (Rush-Presbyterian - St. Luke’s Medical Center , Insights, Vol. 15, No. 2, p.2), ainda exercem grande influência sobre muitos profissionais de saúde. Ela realizou estudo em 100 mulheres com endometriose avançada, um doença física que pode causar cólicas menstruais severas. (A parede uterina cresce para fora do útero). Trinta e sete mulheres contaram que chegaram a consultar sete médicos antes de serem diagnosticadas e que muitos deles afirmavam que as dor “era coisa de sua cabeça” e que elas estavam exagerando.
Como menciono neste livro, os médicos ortomoleculares têm uma aversão geral a diagnósticos no qual todos os sintomas de um paciente estão “em sua cabeça”, não tendo origem em aspectos físicos.
Os desequilíbrios hormonais são um fator importante por trás de alguns “problemas femininos” - fato não questionado pela medicina ortodoxa. Os hormônios , como todas as substancias químicas necessárias ao nosso organismo, são formados por nutrientes. Se cuidarmos do desequilíbrios nutricionais, como conseqüência natural podemos corrigir os desequilíbrios hormonais.
Terapia Ortomolecular para TPM
Tranqüilizantes, antidepressivos, diuréticos, progesterona, anticoncepcionais orais e anfetaminas são algumas das drogas que têm sido usadas para tratar a TPM. “Nenhuma dessas teve os resultados positivos específicos que esperávamos” , afirma a psiquiatra Priscilla Slagle , M.D., Em The Way Up From Doun (p.160).
A Dra. Northup , ao utilizar técnicas nutricionais e holísticas, relata “ uma melhora significativa em aproximadamente 70%” de suas pacientes.
Mudanças Alimentares
A Dra, Northrup pensa que, no caso de algumas pacientes, “coisas simples, como eliminar a cafeína e açúcares refinados da dieta são inacreditavelmente benéficas ; é tudo que elas têm que fazer. para outras, um simples suplemento de vitaminas e minerais aliviará os sintomas”.
“Geralmente recomendo a minhas pacientes de TPM”, afirma Northrup, “que cortem a gordura de usa alimentação. Quase todas as mulheres com esse distúrbio que me procuram têm uma alimentação com aproximadamente 40% de gordura, como a típica dieta americana. Recomenda que reduzam esse percentual a 20%.” As gorduras animais podem contribuir para os altos níveis de estrogênio, que podem agravar a TPM. (Os sintomas da TPM devEm -se, às vezes ao desequilíbrio entre os hormônios estrogênio e progesterona). Porém, a Dra. Northrup afirma: “Todas as mulheres precisam de boas fontes de ácidos graxos essenciais para ter um funcionamento hormonal ideal.”
 Ela recomenda cápsulas de óleo de linhaça ou óleo de prímula (500mg quatro vezes ao dia). Outra recomendação de médicos nutricionais é a substituição da gordura animal pelos óleos de açafrão e gergelim.

A função do Omega 3 e 6 e Vitamina E

Ômega 3 são ácidos graxos polinsaturados importantes para o bom funcionamento do organismo dos seres humanos. São as chamadas gorduras boas. Podem ser de origem vegetal (Ácido Alfa Linolênico) ou animal, produzida por algumas espécies de peixes (Ácido  Docosahexaenóico e Ácido Eicosapentanóico). Benefícios para a saúde:

- Controle da pressão arterial
- Normaliza a circulação sanguínea e o ritmo do coração
- Combate a osteoporose
- Melhora o funcionamento das atividades do cérebro
- Evita doenças auto-imunes
- Dificulta o desenvolvimento de processos inflamatórios
- Ajuda a diminuir os níveis de triglicerídeos no sangue

Ômega 6 são ácidos graxos polinsaturados fundamentais para o bom funcionamento do organismo das pessoas. O Ômega 6, assim como o Ômega 3, faz parte das conhecidas gorduras boas. Não são produzidas pelo organismo e, portanto, devem ser adquiridas através da ingestão de determinados alimentos. Benefícios para a saúde:

- Proteção contra a pressão arterial alta (hipertensão)
- Combate o excesso de colesterol ruim
- Combate o excesso de glicose


A função da Vitamina EA função da vitamina E é promover a fertilidade, prevenir o aborto, atuar no sistema nervoso involuntário, no sistema muscular e nos músculos involuntários. Sua ação é ainda pouco clara, mas alguns autores sugerem que ela é antioxidante, melhora a oxigenação celular, interfere no crescimento e desenvolvimento corporal, favorece o metabolismo muscular e oferece proteção contra o envelhecimento precoce (combatendo os radicais livres) e a agressão da poluição atmosférica. Há quem diga que atua na digestão de gorduras.


Obs: A dose recomendada é de 1,5g do óleo de semente de linhaça em cápsulas, doses maiores que estas podem ser prejudiciais a saúde, estudos demonstram que o excesso de Omega 6 pode provocar Alzheimer e a Vitamina E em excesso provoca seborréia e por conta da mesma proporciona queda de cabelo, acne, oleosidade excessiva.
Nenhuma das postagens desse site, ou indicações substitui orientação médica/terapeutica/nutricional
.

Fontes: www.platamed.com.br
ww.vitalatman.com.br
www.todabiologia.com
www.saudenarede.com.br

 


Comments

Mon, 09 Aug 2010 20:32:17

Love ,promised between the fingers
Finger rift,twisted in the love

 

Sat, 14 Aug 2010 00:48:40

Everything ought to be beautiful in a human being: face, dress, soul and idea.

 

Sun, 15 Aug 2010 17:45:09

Grasp all, lose all.

 

Sat, 21 Aug 2010 00:09:43

the sands in your way beg for your song and your movement, dancing
water. will you carry the burden of their lameness?

 

Tue, 14 Sep 2010 18:13:44

Activity is the only road to knowledge. Do you think so?

 

Tue, 05 Oct 2010 19:08:35

Truth is beautiful. Without doubt; and so are lies.

 

Fri, 22 Oct 2010 03:03:05

Laugh more dissolve the trouble of the life, More happy to wash the fatigue, Work, More tolerant understanding others, And more optimistic face life setbacks,! More happy life. Desalination.

 



Leave a Reply

    Author

    Write something about yourself. No need to be fancy, just an overview.

    Archives

    Junho 2010

    Categories

    All

    RSS Feed