A depressão atinge atualmente em toda America Latina cerca de 24 milhões de pessoas,  geralmente se inicia entre os 15 e 24 anos, infelizmente apenas uma em cada quatro pessoas procura ajuda. São apontados muitos  sintomas da doença, destacando-se: desânimo, insônia, apatia,  falta de vontade, pensamentos pessimistas, obsessivos, falta de concentração e memória, ansiedade, palpitações, tentativas de  suicídio, os sintomas podem variar bastante de caso para caso.   

Segundo o modelo psicanalítico nos casos de melancolia realmente “o tempo é o melhor remédio”, quando passamos por situações como perda de um emprego/bem, de alguém por morte ou  mudanças, grandes são as  chances de entrar-se em um   quadro depressivo, de grandes lamentações, luto e dores que esmagam nossos sentimentos e nossa mente.

Assim sendo  podemos ver como o ser humano tem apostado no excesso e abuso de álcool, drogas, cigarro, trabalho, compulsividade sexual e até mesmo “isolamento voluntário”. Tudo isso como forma de não ver ou sentir a dor oriunda da “culpa”, não sendo possível afastar da dor sem pagar um preço devido. Mas essa dor tem de ser enfrentada, tornando mais leve o fardo que se carrega.

Segundo Freud a única  maneira de se livrar desse estado, é resolver os  conflitos inconscientes,   segundo o modelo  tradicional da livre-associação, e cumpre a  psicanálise descobrir quais são esses conflitos e  reelaborá-los tornando possível o  caminho para a resolução da melancolia.

 


Comments

06/28/2012 03:18

Hi! Do you know if they make any plugins to safeguard against hackers? I�m kinda paranoid about losing everything I�ve worked hard on. Any guidelines?

Reply
07/28/2012 01:02

Woh I like your content material , saved to bookmarks ! .

Reply



Leave a Reply

    Author

    Felipe Resende da Silva é Psicanalista Clínica, especialista em sexualidade humana e terapêutica holística.

    Archives

    Agosto 2011

    Categories

    All

    RSS Feed