Asma - Conceito e Tratamento

Picture

asma é uma doença inflamatória crônica das vias aéreas que ataca o sistema respiratório , que resulta na redução ou até mesmo obstrução no fluxo de ar. Sua fisiopatologia está relacionada a interação entre fatores genéticos e ambientais  que se manifestam como crises de falta de ar devido ao edema da mucosa brônquica, a hiperprodução de muco nas vias aéreas e a contração da musculatura lisa das vias aéreas, com consequente diminuição de seu diâmetro (broncoespasmo).

As crises são caracterizadas por vários sintomas como: dispneia, tosse e sibilos, principalmente à noite. O estreitamento das vias aéreas é geralmente reversível porém, em pacientes com asma crônica, a inflamação pode determinar obstrução irreversível ao fluxo aéreo. As características patológicas incluem a presença de células inflamatórias nas vias aéreas, exsudação de plasma, edema, hipertrofia muscular, rolhas de muco e descamação do epitélio


Tratamento:
Guia alimentar

  • Elimine o leite e derivados de sua alimentação. Os derivados do leite podem desencadear reações alérgicas. Além disso, as proteínas do leite pode aumentar a produção de secreções do muco nos bronquíolos. Verifique no rótulo, se há leite em pó sem gordura.
  • A dieta deve ser composta, principalmente, de frutas frescas, vegetais, farinha de aveia, brotos, cebolas, alho , mel e carboidratos complexos.
  • Cuidado com aditivos como MSG e metasulfito que podem causar um ataque. Os sulfitos são geralmente encontrados na cerveja, vinho, camarão e frutas secas, batatas chips e salsichas. Consulte a seção de alergias alimentares para mais informações sobre a sensibilidade ao sulfito. Também evite BHA e BHT, aditivos alimentares, amarelo FDC no. 5 e triptofano.
  • Evite bebidas muito frias e sorvete. O frio extremo pode desencadear um ataque de asma.
  • Cuidado com alimentos agressivos como ovo, farinha, nozes e alimentos do mar.
  • Diminua a ingestão de sal, que pode promover a retenção de fluidos.
Suplementos nutricionais recomendados

NUTRIENTES PRIMÁRIOS

Vitamina C com bioflavonóides: Acalma a inflamação e estabiliza a liberação de histamina dos mastócitos. Testes mostram que asmáticos apresentam uma baixa concentração de vitamina C. Dose sugerida: Ingira bioflavonóides como recomendado até 1-3 g de vitamina C por dia, parcelado em doses. Cuidado a própria Vit C pode desencadear a crise.

Ácido pantotênico: Ajuda a mediar a resposta alérgica de histamina e combate o estresse. Dose sugerida: 150mg por dia dividido em três doses.

Cálcio/magnésio: Algumas pesquisas deixam subentendido que os níveis baixo de magnésio possam desempenhar um papel em alguns tipos de asma, e pode estar associado à produção de muco e ajudar a dilatar os bronquíolos bloqueados. 3 Dose sugerida: 1.000mg de cálcio e 500mg de magnésio por dia. Use variedades queladas para melhor absorção.

Lípides marinhos (EPA e DHA): Ajudam a inibir a produção de prostaglandina, que agrava a inflamação, pensa-se que esta última desencadeia os episódios asmáticos. Testes mostram que o consumo de cápsulas de EPA e DHA reduzem significantemente a respiração curta. Dose sugerida: Ingerir como recomendado, assegurando a suplementação da vitamina E.Tome cuidado, se você sofre de diabetes ou pressão alta .

L-cisteína: Testes mostram que a suplementação com este aminoácido resulta na redução da medicação para a asma. 5 Dose sugerida: Ingerir como recomendado com o estômago vazio  e com suco de frutas.

Nicotinamida: Este nutriente pode ajudar a aliviar os sintomas asmáticos pela suplementação oral. Acredita-se que os asmáticos sejam deficientes em niacina. Dose sugerida: Ingerir como recomendado.

Vitamina B6: Pode estar baixa em asmáticos e a suplementação pode ajudar significantemente a melhorar os sintomas, especialmente no caso de asma em crianças . 7 Dose sugerida: Sublingual ou injeções estão disponíveis.

Vitamina B12: A vitamina B12 oral foi usada em estudos clínicos para combater as reações sulfito e os sintomas da asma, foi concluido ser mais efetiva que medicamentos farmacêuticos no bloqueio de reações da asma. 8 Dose sugerida: Procure variedades sublinguais ou pergunte ao seu médico sobre injeções com a vitamina B12.

Vitamina A: Ajuda a estimular a regeneração do tecido e estimula o sistema imune. Dose sugerida: Não exceda 10.000 IU por dia.

Vitamina E com selênio: Trabalha capturando os radicais livres do tecido bronquiolar. Além disso, asmáticos podem apresentar baixos níveis de selênio. 9 Dose sugerida: Não ingerir mais que 600 IU da vitamina E por dia. Ingerir selênio como recomendado.

Combinação de ervas: Esta combinação deve incluir  córtex de cerejeira  selvagem, córtex de ulmeiro escorregadio, tanchagem, folhas de verbasco, marroio branco e raiz de alcaçuz. Dose sugerida: Quatro a oito cápsulas por dia. Para os casos crônicos é melhor usar a dosagem máxima de oito cápsulas  por dia por um período prolongado de três a seis semanas ou até que os sintomas desapareçam.
PLEURITE: A palavra pleuris significa problemas do pulmão, indicando o uso primário desta erva. Tecnicamente a pleurisia é uma condiçào inflamatória afetando a fina camada que cobre os pulmões e tórax e é geralmente, uma complicação da pneumonia, tuberculose e outras patologias infecciosas. 12 Esta raiz tem sido usada para outros problemas respiratórios, incluindo bronquite e catarro. CÓRTEX DE CEREJEIRA SELVAGEM: O córtex da cerejeira selvagem sempre foi um dos favoritos para medicamentos para a tosse e gripe. 13 No entanto, a ação mais efetiva beneficia os asmáticos por relaxar ou sedar os nervos respiratórios.  CÓRTEX DE ULMEIRO ESCORREGADIO: O córtex do ulmeiro escorregadio tem uma reputação como medicamento para a bronquite, pleurisia e tosses. 14 Foi reconhecido oficialmente na United States Pharmacopeia. A parte interna do córtex é conhecido pelas suas propriedades demulcentes, diurética e emoliente atribuíveis ao alto teor de mucilagem. TANCHAGEM: A tanchagem é semelhante ao ulmeiro escorregadio pois também contém mucilagem. A tanchagem é usada como expectorante  e é especialmente indicada para aqueles que sofrem de problemas crônicos com catarro. 15 FOLHAS DE VERBASCO: As folhas de verbasco também contêm muita mucilagem. Se por um lado é considerado um bom medicamento para tosse, rouquidão, bronquite, catarro e tosse comprida, sobressai como um antiespasmódico no tratamento da asma. 16 MARROIO BRANCO: O marroio branco é um medicamento excelente para tosses e problemas bronquiais. A sua atividade deve-se ao óleo volátil chamado marubiin. 17  O marroio branco ajuda a desintoxicar o organismo através de suas propriedades diuréticas e da sua capacidade de promover a perspiração. RAIZ DE ALCAÇUZ: A raiz de alcaçuz foi reconhecida oficialmente na Grã Bretanha, Alemanha, França e Bélgica  pela sua capacidade de assistir vários problemas respiratórios, que incluem a bronquite, rouquidão, tosses, dores-de-garganta, catarro e congestão. Também partilha de algumas das propriedades das outras ervas nesta fórmula por limpar e curar através de suas propriedades levemente diuréticas e laxativas. 18 Não use se estiver grávida, amamentando, se você tiver diabetes, pressão alta, glaucoma, distúrbios menstruais ou histórico de derrame cerebral.

Homeopatias:


Amyl nitrosum
Desejo de estar ao ar livre. Convulsões como as epitéticas. Batimentos do coração e carótidas. Dificuldade de respirar (dispnéia) e tosse sufocante. Asma, soluço e bocejo. Suores anormais depois da gripe. Cefaléia da menopausa. Ansiedade, como se algo estivesse por acontecer.

Antimonium tartaricum
Acúmulo excessivo de mucosidade no peito, com expectoração difícil e insuficiente. Opressão. Dispnéia. Suores frios. Face pálida ou azulada. Grande sonolência. Bronquite e asma pulmonar. Face coberta de suor frio. É um remédio valioso para a forma catarral das asmas, lumbago e fotofobia (horror a luz). Peso no cóccix. Pode ser dado na varíola desde o começo.

Blatta orientalis
Indicada em casos de asma crônica com crises freqüentes. Em altas dinamizações tem grande efeito como dissensibilizante em casos de alergias respiratórias. Bom remédio para a bronquite e a asma. Também aplicado na tosse que acompanha estes casos.

Natrum sulphuricum
Corrimentos esverdeados. Inquietude matinal. Sede e perda do apetite. Náuseas e vômitos ácidos, biliosos. Asma das crianças. Agravação com tempo úmido.